Sócrates defende subida do IVA: «Coca-cola a 5% é injusto» - TVI

Sócrates defende subida do IVA: «Coca-cola a 5% é injusto»

José Sócrates

Primeiro-ministro sublinha que estas medidas distribuem sacrifícios. E pede «esforço patriótico» aos portugueses

Relacionados
O primeiro-ministro esteve esta quinta-feira, na conferência de imprensa após reunião do Conselho de Ministros, para anunciar as medidas de austeridade que irão reduzir o défice para nova meta de 7,3%.

Impostos: subida entra em vigor em breve e dura até 2011

Sócrates «pede esforço defender país, Europa e moeda única»

Questionado sobre o aumento do IVA dos produtos de primeira necessidade, José Sócrates distinguiu o leite e o pão da Coca-cola, e frisou que «há famílias que comprem esses produtos, e podem pagar, e adquirem-nos a uma taxa de 5%, ora isso não é justo», disse ainda, sublinhando que as «medidas devem ser equitativas».

Aliás, são estas medidas que evitou a função pública de sofrer outros cortes: «Não pensamos reduzir salários na função pública; nem no 13.º mês».

Por isso, apelando ao «esforço nacional», o primeiro-ministro apontou o «esforço patriótico» para garantir que «multiplicado por todos dá mais».

Apesar de admitir que «não há justiça perfeita», o primeiro-ministro disse ainda aos jornalistas que estas medidas são «justamente distribuídas entre receita e despesa».

Explicando o porquê de mudança de rumo do Governo sobre esta matéria, Sócrates garantiu que «há três meses não preciso; mas com tudo o que aconteceu nos últimos 15 dias na Europa são medidas necessárias».

Sócrates: tensão? «Não, portugueses vão compreender bem»
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos