TSU: Ferraz da Costa defende corte para 3,75% - TVI

TSU: Ferraz da Costa defende corte para 3,75%

Dinheiro

Presidente do Fórum para a Competitividade defende que TSU deveria baixar 20 pontos percentuais

Relacionados
O presidente do Fórum para a Competitividade, Ferraz da Costa, disse em entrevista ao jornal «i» que a TSU deveria sofrer um corte de 20 pontos percentuais, para os 3,75%, número que fica assim acima dos 4 pontos sugeridos por Pedro Passos Coelho.

Portugal precisa de «ter um efeito de choque equivalente a uma desvalorização da moeda». Ferraz da Costa é apologista de «uma baixa da TSU para os 3,75%». A taxa neste valor «teria um efeito muito poderoso nas exportações e nas importações», alerta.

Para compensar a descida da TSU, Ferraz da Costa defende uma «redução fortíssima no número de produtos taxados a 6%, como é o caso da Coca-Cola». «Nessa taxa devem estar apenas os produtos agrícolas e a sua primeira transformação. Corresponde à definição comunitária do que é um cabaz mínimo. O restante seria taxado a 23%».

«Devemos tributar mais o consumo porque a propensão para consumir das famílias portuguesas é a mais elevada da zona euro. Temos uma percentagem de consumo no PIB que ronda os 68%, superior à dos Estados Unidos», conclui.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE