Xbox: o comando «somos nós» - TVI

Xbox: o comando «somos nós»

Kinect da Microsoft é o primeiro sensor para consola que detecta movimentos sem acessórios. O corpo é que manda

Chega de fios, de comandos ou de controlos remotos. Os videojogos já deram o salto e agora o comando «somos nós». O Kinect da Microsoft vai chegar ao mercado ainda antes do Natal. A empresa apresentou a invenção esta segunda-feira, em Los Angeles, e garante que «a tecnologia talvez nunca tenha sido tão humana».

Veja os vídeos aqui



O jogador entra «mesmo» na tela de jogo, pega em espadas e folheia livros virtuais. Tudo sem acessórios à mistura. Mãos, braços, pernas e pés; é (literalmente) o corpo todo do jogador que comanda os percursos, as batalhas e as aventuras. No mundo virtual, é certo, mas sentindo a adrenalina na própria pele.



A ideia é criar não apenas uma Xbox 360 para jogar, com um sensor que «persegue» todos os movimentos do nosso corpo. É mais do que isso: com a Kinect, a Microsoft pretende transformá-la num centro de entretenimento home vídeo e Web.



Mexer na tecnologia com as próprias mãos já no Natal



«O segredo para o futuro da indústria do jogo é a constatação de que as consolas de jogos são o dispositivo mais poderoso da sala», garantiu o analista da Forrester Research, James McQuivey, citado pela Reuters.

O Kinect vai ser vendido a partir do dia 4 de Novembro, por uma questão estratégica. Nessa altura, com o Natal à porta, a empresa pretende seduzir novos jogadores e rivalizar com a Wii da Nintendo, a pioneira nos jogos com sensores de movimento, e com a Sony.



Os preços ainda não foram divulgados, mas as estimativas dos analistas apontam para valores entre os 50 dólares (cerca de 41 euros) e os 200 dólares (cerca de 164 euros). Com o lançamento da nova consola, serão disponibilizados vários jogos compatíveis.



O futuro das consolas e dos computadores parece caminhar por aqui: é tempo de mexer na tecnologia com as próprias mãos.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE