Grécia: novo pacote de austeridade de 26 mil milhões - TVI

Grécia: novo pacote de austeridade de 26 mil milhões

Dinheiro

Governo liderado por Georges Papandreou vai privatizar mais empresas públicas

Relacionados
A Grécia espera conseguir um ganho de 76 mil milhões de euros até 2015 com as novas medidas de austeridade e a venda de activos esta sexta-feira anunciada pelo Governo, enquanto voltou a recusar uma reestruturação da dívida.

O Governo liderado por Georges Papandreou planeia poupar 26 mil milhões de euros com a entrada em vigor das novas medidas de austeridade e 50 mil milhões de euros com vendas de activos até 2015, disse hoje em comunicado o ministério das Finanças grego, citado pela Bloomberg.

As medidas pretendem cortar o défice para perto de um por cento do Produto Interno Bruto (PIB) até 2015, face aos 7,4 por cento previstos para este ano, afirmou o ministro das Finanças, George Papaconstantinou.

Como parte do pacote de austeridade, a Grécia espera cortar gastos com a defesa no valor de 1,2 mil milhões de euros ou 0,5 por cento do PIB e reduzir os custos dos salários do sector público em dois mil milhões de euros, ou 0,9 por cento do PIB. Serão ainda poupados 2,5 mil milhões de euros com pensões, ou seja, 1,1 por cento do PIB.

Já a repressão da fraude fiscal deverá render 3,5 mil milhões de euros.

Além do novo pacote de medidas de austeridade, que só será anunciado em detalhe após a Páscoa, o Governo grego pretende alienar posições do Estado em várias empresas, como no Aeroporto Internacional de Atenas (de 51 para 34 por cento), enquanto a posição accionista na eléctrica Public Power Corporation deverá ser cortada de 51 para 34 por cento em 2012.

Há ainda planos para privatizar parte da operadora Hellenic Telecommunications Organization.
Continue a ler esta notícia

Relacionados