Portalegre: hotel de quatro estrelas abre em maio - TVI

Portalegre: hotel de quatro estrelas abre em maio

Euro

Investimento é de cerca de 2 milhões de euros

Relacionados
Um hotel de quatro estrelas abre as portas, em maio, no centro histórico da cidade de Portalegre, num investimento de cerca de dois milhões de euros, revelou à Agência Lusa o promotor do projeto.

«A obra está prestes a ficar concluída, depois avançamos com os licenciamentos e durante o mês de maio esperamos inaugurar o hotel», disse o proprietário da unidade, João Satiro.

O «Rossio Hotel», salientou, apresenta-se no mercado como uma unidade de «charme», composta por 18 quartos e uma suite.

«O hotel vai ser temático. Todos os concelhos do distrito de Portalegre vão estar representados no hotel, em fotografias, mostrando os aspetos mais emblemáticos e com uma resenha daquilo que se pode visitar nesses concelhos», explicou.

De acordo com João Satiro, um dos fatores que o levou a investir em Portalegre, numa época de crise, foi o facto de a cidade alentejana estar «carenciada» de uma unidade hoteleira com quatro estrelas.

O «Rossio Hotel», que vai criar numa primeira fase oito postos de trabalho, dispõe de salas de conferência e «break-outs» até 20 pessoas, uma sala com equipamentos fitness, mini-SPA, tratamentos de acupuntura, massagens Tui¿Ná, hidromassagens, tratamentos corporais, esfoliações, manicura e pedicura.

«Nós vamos ainda trabalhar em vários pacotes no sentido de oferecer aos nossos clientes um conjunto de atividades, nomeadamente visitas à Coudelaria de Alter do Chão e ao Castelo de Marvão e mostrar como é uma matança do porco, entre outras ações que ilustrem aquilo que há de bom no Alentejo», adiantou.

João Satiro, que apelidou a unidade como «amiga do ambiente», explicou que o hotel está equipado com painéis solares para aquecimento de águas e células foto voltaicas para produção de eletricidade de maneira a «reduzir» a energia elétrica consumida.

Iluminação de baixo consumo em todo o edifício e a captação de águas fluviais para fornecimento de água para uso sanitário e rega de jardim são outras das medidas implementadas em defesa do ambiente.

O «Rossio Hotel» contou com um investimento de cerca de «dois milhões de euros», cofinanciado num «milhão de euros» por fundos comunitários.

O único hotel que a cidade de Portalegre possuía encerrou no início deste ano, arrastando para o desemprego 22 trabalhadores.

O «Congress Hotel and SPA Turismo São Mamede», unidade com três estrelas, foi inaugurado a 15 de junho de 2009, pelo então secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

A unidade hoteleira, situada junto à zona industrial de Portalegre, substituiu o histórico hotel D. João III, localizado no centro da cidade e a aguardar por um novo projeto.

Com um investimento total de oito milhões de euros, que incluiu uma comparticipação estatal de dois milhões de euros, o «Congress Hotel and SPA Turismo São Mamede» estava integrado, na altura da inauguração, num conjunto de quinze projetos turísticos regionais, com apoios da tutela de 7,4 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados