Estado paga mais para emitir dívida a longo prazo - TVI

Estado paga mais para emitir dívida a longo prazo

  • CM
  • 8 mar 2017, 11:17
Mercados

Portugal colocou 1.112 milhões de euros de dívida a 3 e 9 anos às taxas de 1,216% e 3,95%

Portugal, que regressou aos mercados nesta quarta-feira, colocou 1.112 milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT) a cerca de três e nove anos às taxas de juro de 1,216% e 3,95%, respetivamente.

Segundo a página da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) na Bloomberg, a três anos e três meses foram colocados 500 milhões de euros em OT, com maturidade em 15 de junho de 2020, à taxa de juro de 1,216%.

Nas OT a nove anos e quatro meses, com maturidade em 21 de julho de 2026, o IGCP colocou 612 milhões de euros a uma taxa de juro de 3,950%.

O Presidente da República comentou a emissão de dívida pública considerando que os juros estão num intervalo "que tem lógica" e "é razoável" no atual contexto, mas que exige um crescimento económico "muito maior".

No final de uma visita à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), em Lisboa, questionado pelos jornalistas se está preocupado com o valor dos juros, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu que "não". "Nós estamos, neste momento, no quadro dos juros europeus, naquilo que era previsível", justificou.

Eu disse sempre que não seria previsível nos próximos tempos juros muito abaixo dos 4% - e tem andado nos 3,8%, 3,9% - nem acima de 4,5%. Portanto, encontra-se naquela faixa que é uma faixa que tem lógica, é razoável neste momento, mas que exige um crescimento muito maior para ir pagando a dívida pública acumulada ao longo dos próximos anos."

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE