Mercados não dão tréguas: juros quase nos 6,9% - TVI

Mercados não dão tréguas: juros quase nos 6,9%

EPA/EVERETT KENNEDY BROWN

Ameaça de corte de «rating» da dívida nacional por parte da Moody`s aumentou nervosismo dos investidores

Relacionados
Os juros da dívida pública nacional a 10 anos não têm parado de subir. Os mercados estão a reagir ao alerta que a Moody`s fez ontem, terça-feira, a Portugal: a agência de notação financeira ameaçou cortar o rating do país em um ou dois níveis e os juros já negociaram nos 6,872% esta quarta-feira.

Em causa, estão as dúvidas sobre a saúde da economia nacional na perspectiva a longo prazo, acentuadas pelo impacto das medidas de austeridade fiscal que aí vêm, a dificuldade de o país aceder aos mercados a preços sustentáveis e a possível necessidade de o sector financeiro precisar de ajuda.

Note-se que a Moody`s ainda ontem colocou em revisão o rating do Montepio e do Banif.

Embora tenham aliviado ligeiramente, os juros negoceiam a esta hora nos 6,731%, depois de ontem a sessão ter terminado nos 6,223%. Recorde-se que o valor máximo foi alcançado a 11 de Novembro, quando chegaram aos 7,51%.

Na Alemanha, que serve de termo de comparação para Portugal, os juros estão a negociar nos 2,992%. Mas hoje já chegaram a superar a barreira dos 3%. Neste momento, o spread - a diferença entre o que os investidores cobram para comprar dívida portuguesa em detrimento da alemã - está nos 368.6 pontos base.
Continue a ler esta notícia

Relacionados