Portas: Portugal está a recuperar a soberania «aos poucos» - TVI

Portas: Portugal está a recuperar a soberania «aos poucos»

Paulo Portas (Lusa/Miguel A. Lopes)

Ministro dos Negócios Estrangeiros está em Caracas e quer alargar relação económica com a Venezuela

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que Portugal está a recuperar a sua soberania a pouco e pouco, à medida que consegue regressar aos mercados de dívida.

Falando em Caracas, Venezuela, onde se encontra para uma visita de dois dias, Paulo Portas disse que tem sido «muito importante para a projeção internacional de Portugal» que o país tenha conseguido financiar-se «autonomamente nos mercados, no início deste ano a médio prazo e há menos de um mês a longo prazo».

«Nós tivemos que pedir assistência externa porque não conseguíamos financiamento. Se conseguirmos colocar a nossa dívida, vamos conseguindo recuperar a nossa soberania. Eu acho que esse facto, do ponto de vista internacional, é o mais importante de todos», acrescentou.

Assim, Portugal está a conseguir, «passo a passo, ter condições de confiança e credibilidade para poder se financiar autonomamente».

A propósito da relação Portugal/Venezuela, o ministro classificou-a «bastante positiva e amiga» e advogou a abertura de «novas alamedas» de cooperação económica entre os dois países.

A delegação ministerial portuguesa conta com mais de 40 empresários, de sectores como habitação, infraestruturas, eletricidade, energias alternativas, saúde e agroalimentar, entre outros.

«Vamos constituir um conjunto de mesas temáticas entre empresas portuguesas e venezuelanas, vamos ver se podemos resolver algumas questões pendentes, se podemos avançar nalgum conjunto de contratos, abrir novas áreas de cooperação», concluiu.
Continue a ler esta notícia