Comunicações: mais de 10 mil reclamações durante o estado de emergência - TVI

Comunicações: mais de 10 mil reclamações durante o estado de emergência

  • ALM
  • 13 mai 2020, 12:44
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Reclamações sobem na 1ª semana pós-estado de emergência. CTT lidera queixas antes e após maior confinamento

Houve cerca de 10,3 mil reclamações provenientes do livro de reclamações eletrónico, das quais cerca de 6,8 mil sobre serviços de comunicações eletrónicas e cerca de 3,5 mil sobre serviços postais. Só no mês de abril foram registadas no livro eletrónico cerca de 9 mil reclamações, mais 29% do que no período homólogo, disse o regulador das comunicações em comunicado.

“Os serviços postais são os principais responsáveis pelo aumento das reclamações no período do estado de emergência”, assegura a Anacom.

No mês de abril, mais que duplicaram, passando de cerca de 1,5 mil reclamações para cerca de 3,2 mil reclamações (+110%). Neste sector, o maior destaque cabe à DPD que, em abril, registou 1,3 mil reclamações face a 113 reclamações registadas em igual período do ano passado, tendo representado 42% das reclamações do sector. Também os CTT viram aumentar o número de reclamações neste período (+28%), representando 54% das reclamações do sector.

O atraso na entrega, sobretudo no que respeita ao serviço de encomendas, a falta de tentativa de entrega ao destinatário e as falhas na distribuição foram os assuntos mais reclamados pelos utilizadores em abril, e também os que mais aumentaram face ao período homólogo, a par do serviço de atendimento.

Os serviços de comunicações eletrónicas continuaram a ser os mais reclamados, tendo registado cerca de 5,7 mil reclamações no mês de abril (+6%). O prestador de serviços mais reclamado neste período foi a MEO (36%), seguida da VODAFONE (31%) e da NOS (29%). Os assuntos mais reclamados estiveram relacionados com a gestão dos contratos, o cancelamento e a avaria de serviços, sobretudo fixos e, em particular, do serviço de acesso à Internet. Destaque também para o aumento das reclamações sobre a velocidade do acesso à Internet neste período.

Reclamações sobem na 1ª semana pós-estado de emergência

Na primeira semana pós-estado de emergência (02.05 a 08.05), a utilização do livro de reclamações eletrónico aumentou, tendo sido registadas 1.960 reclamações através deste meio, mais 7% face à semana anterior.

“Os serviços postais foram os que mais contribuíram para este aumento, tendo havido 812 reclamações neste período, mais 25% face à semana anterior”, acrescenta o comunicado.

Este sector alcançou um peso de 41% no total de reclamações registadas pela Anacom, que compara com 20% na semana em que se iniciou o estado de emergência, tendo registado o maior número de reclamações desde que se iniciou o período de crise que vivemos. Os CTT foram os mais reclamados, com 475 reclamações, um aumento de 38% face à semana anterior.

As comunicações eletrónicas parecem estar num período de estabilização, tendo registado uma redução de 2% das reclamações na semana que passou, face à anterior. Neste sector, destaque para o aumento relevante das queixas sobre avaria de serviços (+39%) e velocidade da Internet (+109%).

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