Famílias vulneráveis podem ver empréstimos para rendas perdoados - TVI

Famílias vulneráveis podem ver empréstimos para rendas perdoados

  • ALM
  • 8 jun 2020, 09:22
Habitação

Governo prevê subsídios não reembolsáveis para garantir que podem permanecer na sua casa, evitando novas situações de precariedade habitacional

O Governo pode conceder o perdão dos empréstimos para rendas habitacionais que foram contraídos durante a pandemia de Covid-19, para evitar que as famílias mais vulneráveis fiquem sem casa. A medida está contemplada no Programa de Estabilização Económica e Social.

O perdão do empréstimo já está contabilizado e Governo conta gastar 1,5 milhões de euros com a medida cuja verba sai do Orçamento do Estado, noticia a TSF.

​​O regime de apoio foi criado em abril, devido à crise causada pela pandemia de Covid-19, que levou muitos trabalhadores a situações de desemprego ou lay-off. Quem perdeu rendimentos, passou a poder pedir um empréstimo, via Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), que só começaria a pagar, sem juros, em 2021.

A alteração que agora passa a vigorar estabelece que, no caso das famílias mais vulneráveis, o empréstimo pode ser convertido em subsídio não reembolsável.

Continue a ler esta notícia