Os preços dos combustíveis subiram muito ligeiramente esta segunda-feira, mas são os mais altos dos últimos quatro meses, tal como a TVI24 tinha noticiado. Uma tendência que se verifica desde março, mas que esta semana dá sinais de estabilização.

Se é verdade que a gasolina e gasóleo já “recuperaram” para valores de há quatro meses, antes de o país entrar no estado de emergência - a 20 de março - devido à pandemia Covid-19. Também se verifica que, face a segunda-feira, dia 13 de julho, há quase uma estabilização. Hoje o Preço de Venda ao Público (PVP) da gasolina está nos 1,443 euros por litro, contra os 1,432 euros de há uma semana. Já o gasóleo tem um PVP de 1,268 euros por litro em relação aos 1,259 euros por litro que custava dia 13. 

No caso da gasolina, ainda segundo dados da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), o PVP era de 1,444 euros por litro a 17 de março, o mesmo valor desta sexta-feira. Desde o início do estado de emergência, o preço subiu 2,7 cêntimos por litro.

Este ano, e de acordo com a ENSE, o valor mais elevado no PVP deste combustível foi atingido a 8 de janeiro – 1,576 euros por litro.

Já o PVP do gasóleo, não estava tão alto desde 23 de março (1,279 euros por litro) e esta sexta-feira vale 1,269 euros por litro. Desde o início do estado de emergência subiu 1,1 cêntimo por litro.

Este ano, e de acordo com a ENSE, o valor mais elevado no PVP deste combustível foi atingido logo a 16 e 17 de janeiro – 1,469 euros por litro.

Alda Martins