Preço da gasolina lidera descidas desde janeiro, quase 18%. E hoje? - TVI

Preço da gasolina lidera descidas desde janeiro, quase 18%. E hoje?

  • Alda Martins
  • (Notícia originalmente publicada a 03-04-2020 17:56)
  • 6 abr 2020, 08:48
Combustíveis

Covid-19 e "guerra" dos produtores de petróleo afunda valor do barril nos mercados internacionais

Já nos vamos habituando, também como consequência do desacelerar a fundo da atividade económica provocada pela pandemia, a que os combustíveis desçam de preço.

A descida desta segunda-feira deve rondar os dois cêntimos por litro, tanto na gasolina como no gasóleo, disse o Negócios.

Mas a verdade é que a TVI24 foi fazer as contas, e de acordo com os dados da Direção Geral de Energia e Geologia, desde o início do ano o preço do litro de gasóleo simples já caiu cerca de 14% e o da gasolina simples 95 desceu mais de 17%.

Ou seja, à medida que as semanas passam as decidas do Preço Médio de Venda (PVP), aquele que pagamos na bomba quando vamos abastecer, parecem não ter fim. Boas notícias para o consumidor. Melhores, não fosse a situação que enfrentamos.

E se a pandemia Covid-19 fez travar a fundo a economia mundial, concretamente a produção de países como a China e os EUA, com um impato enorme na procura de petróleo, a matéria-prima, a "guerra" dos gigantes que produzem o ouro negro também não ajuda.

De resto é esperado que esta semana a aliança de produtores de petróleo, liderada pela Arábia Saudita, debata cortes de produção para travar a oferta que chega ao mercado todos os dias. Numa altura em que a procura é bem menor. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) está ainda a equacionar convidar os EUA, outro gigante mundial do setor, a participar da teleconferência.

Isto depois de na quinta-feira o preço do barril de petróleo Brent, que serve de referência às importações portuguesas, subir quase 20%. Os investidores foram surpreendidos por uma mensagem do presidente norte-americano, Donald Trump, colocada na rede social Twitter, em que admitia um entendimento entre sauditas e russos para reduzirem a produção. 

Just spoke to my friend MBS (Crown Prince) of Saudi Arabia, who spoke with President Putin of Russia, & I expect & hope that they will be cutting back approximately 10 Million Barrels, and maybe substantially more which, if it happens, will be GREAT for the oil & gas industry!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 2, 2020

Esta segunda-feira, o barril de Brent vale 33,79 dólares e, depois da alta da semana passada, está a descer 0,94%

Pelos dados da Direção Geral de Energia e Geologia, na passada segunda-feira o PVP, média nacional no Continente, do gasóleo simples era de 1,226 euros por litro, quase inalterado face à semana anterior.

Pela mesma ordem de ideias, na segunda-feira dia 30 de março, a gasolina simples 95, tinha caído 5,7 cêntimos por litro na bomba, face à semana anterior para 1,260 euros por litro.

É a lei da oferta e procura a funcionar. Muito menos procura e o mercado "inundado" com mais oferta tem feito os preços descerem. Até quando? É a pergunta sem resposta.

 

 

Continue a ler esta notícia