Moçambique tinha dívida escondida - TVI

Moçambique tinha dívida escondida

Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi

Relatório confidencial go Governo revela que dívida pública total do país chegou aos 9,6 mil milhões de dólares em 2014, por causa do caso Emanum. São mais 1,6 mil milhões do que os números oficiais até aqui conhecidos

Moçambique tem uma dívida escondida, a que esta sexta-feira se levantou o véu e que tem que ver com a Empresa Moçambicana de Atum (Ematum), que fez levantar em 1,6 mil milhões de dólares o valor da dívidda pública total, em relação aos números nos documentos oficiais.

De acordo com o prospeto confidencial preparado pelo Ministério das Finanças e entregue no mês passado aos investidores em obrigações da Ematum, e a que a Lusa teve hoje acesso, a dívida pública total do país chegava a 9,6 mil milhões de dólares, uma diferença que se aproxima do valor dos novos empréstimos com garantias do Estado, revelados nas últimas semanas no âmbito do caso Ematum, e que não constam nas contas públicas.

Dados divulgados pelo Governo moçambicano, a 20 de novembro do ano passado, numa conferência sobre a dívida pública em Maputo, davam conta de que, em 2014, o valor da dívida pública totalizava 8,1 mil milhões de dólares, correspondendo 48,9% do PIB (Produto Interno Bruto).

Numa comunicação aos investidores de obrigações da Ematum, revela-se, ainda, que o volume de dívida pública estimado pelo Ministério das Finanças de Moçambique aumentou de 42% do PIB em 2012 para 73,4% em 2015.

"A dívida pública total [incluindo a dívida interna, externa e a garantida pelo Estado] equivaleu a 56,6% do PIB em 2014 e deverá chegar aos 73,4% em 2015", lê-se no documento confidencial que os investidores em obrigações da Ematum analisaram antes de decidir trocar esses títulos por novos títulos de dívida soberana do país, no mês passado.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos