Portugal volta a emitir dívida a 10 anos com juros abaixos dos 3% - TVI

Portugal volta a emitir dívida a 10 anos com juros abaixos dos 3%

  • ALM
  • 14 jun 2017, 12:41
Mercados

Analistas acreditam que os investidores estão a reconhecer bons dados macroeconómicos do país

Portugal voltou hoje ao mercado com duas emissões de dívida que se revelaram favoráveis. No total colocou 1.250 milhões de euros e nas duas maturidades pagou juros mais baixos.

No que toca às Obrigações do Tesouro a 10 anos, com data de vencimento em 2027, a taxa paga foi de 2,851%, foram colocadas 750 milhões de euros com a procura a exceder a oferta em 1,94 vezes.

Na emissão mais curta, a cinco anos, o país colocou 500 milhões de euros em Obrigações do Tesouro e conseguiu uma taxa de 1,198%.  A procura superou a oferta três vezes.

À TVI24, o diretor da Gestão de Ativos do Banco Carregosa, Filipe Silva, disse que "são muito boas notícias. A emissão de dívida a 10 anos de hoje teve a taxa mais baixa desde agosto do ano passado, o que é uma taxa muito favorável. Voltámos a conseguir emitir dívida a 10 anos com juros abaixo dos 3%, que é claramente uma taxa mais baixa do que a taxa média da nossa dívida".

O responsável atribui esta descida dos juros a toda uma série de fatores, incluindo as compras do BCE, mas entende que "uma boa parte se deve ao reconhecimento, por parte dos investidores, dos bons dados económicos divulgados recentemente sobre Portugal. Claramente, emitimos abaixo do custo médio da dívida portuguesa e por se tratar de dívida de longo prazo esse facto beneficia os encargos do país. No caso da emissão a 10 anos, creio mesmo que se trata da emissão mais baixa que temos no mercado.”

Continue a ler esta notícia