Há 80 trabalhadores de uma única empresa que podem desfrutar de férias no Havai à conta dos patrões. A empresa de tecnologia Y Media Labs, que como não podia deixar de ser fica em Sillicon Valley, investiu numa mansão (leu bem) para os funcionários.

Um investimento chorudo de 2,5 milhões de dólares, cerca de 2,3 milhões de euros (leu bem outra vez), com 5.000 metros quadrados. Podem desfrutar de estadia por uma semana não só os trabalhadores, como as suas famílias.

Sem contrapartidas. A casa principal tem três quartos e três casas de banho, mas há ainda outra com mais dois de cada. No total, podem ficar alojadas dez pessoas. Mais vale ver para crer no vídeo em baixo.

O anúncio foi feito já em dezembro passado pelo  co-fundador da empresa e o diretor técnico Sumit Mehra, na reunião anual da empresa, para dizer "obrigado" aos funcionários pelo sucesso alcançado pela empresa.

Primeiro incrédulos, mas depois contentes pela oferta e por perceberem que não têm de dar nada em troca, a não ser o empenho que demonstram no trabalho, os funcionários lá começaram a reservar uma semana de cada vez, tendo prioridade quem trabalha lá há mais tempo. Desde janeiro, não houve uma única semana livre. Quem já gozou férias, pode voltar, mas só depois de todos os outros já terem experimentado.

Funcionários felizes, trabalho bem feito

O diretor técnico disse ao Business Insider que está convicto que se deve pagar aos funcionários o que eles valem, e este é mais um investimento de toda a empresa para manter os funcionários satisfeitos, para além dos aumentos, prémios e salários competitivos.

Mansões do género estão para arrendar a 10.000 dólares (9.125 euros) por semana na plataforma de alojamento Airbnb. Daí, ficamos com uma ideia de quanto poupam as famílias, para além de terem o prazer de desfrutar de férias num sítio idílico.

A empresa tentou comprar a casa, mas o proprietário não a quis vender por completo. Arranjou solução na mesma: arrendá-la por tempo indefinido.

A Y Media Labs ajuda a projetar e comercializar aplicações personalizadas para a Apple e American Express, e tem atualmente 280 funcionários - 80 em Sillicon Valley e mais 200 na Índia. Em maio de 2015, foi comprada pela empresa de publicidade MDC Partners. 

Poderá estar o leitor, por esta altura, a questionar-se se os funcionários não têm direito a estas férias de sonho. "A casa está aberta a todos", assegura Mehra.  Certo é que é mais difícil para eles fazer uma viagem tão grande. A empresa promete encontrar uma solução e oferecer-lhes regalias específicas.