Covid-19: Segurança Social já recebeu 3.600 pedidos de adesão ao lay-off - TVI

Covid-19: Segurança Social já recebeu 3.600 pedidos de adesão ao lay-off

  • AG
  • 31 mar 2020, 20:55
Trabalho

Objetivo do Governo passa por evitar despedimentos coletivos

A Segurança Social já recebeu cerca de 3.600 pedidos de empresas para a adesão ao regime de lay-off simplificado, foi avançado pela ministra do Trabalho, esta terça-feira. Desde segunda-feira que o número mais do que duplicou, sendo esta uma das ferramentas ao dispor das empresas para combater os efeitos económicos da pandemia Covid-19.

Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no âmbito da apresentação de um sistema rápido de triagem relacionado com Covid-19, no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa, disse que o objetivo do Governo é ajudar a manter as condições para a manutenção dos empregos e minimizar o número de despedimentos.

Questionada sobre a notícia de que a TAP vai avançar com um processo de lay-off para 90% dos trabalhadores, a ministra disse que não falava em casos concretos, preferindo dizer que o regime é um mecanismo de apoio à manutenção de emprego e criar condições para que as empresas mantenham os postos de trabalho.

Ana Mendes Godinho disse que a atual situação, devido à pandemia do novo coronavírus, exige um esforço do Orçamento do Estado mas também dos trabalhadores e das empresas, e apelou às empresas para que mantenham os trabalhadores.

A governante disse, esta segunda-feira, que os primeiros pagamentos serão feitos em 28 de abril.

Se quiser saber mais sobre o lay-off clique aqui.

Continue a ler esta notícia