Empresários ibero-americanos pedem financiamento às PME - TVI

Empresários ibero-americanos pedem financiamento às PME

Dinheiro

Cimeira debateu necessidade de apoios à internacionalização

Empresários ibero-americanos reunidos no sul de Espanha defenderam esta quinta-feira a necessidade de novas fórmulas de financiamento para apoiar as pequenas e médias empresas no seu processo de internacionalização, escreve a Lusa.

O apoio às PME num processo de globalização dominou o arranque do VIII Encontro Empresarial Ibero-americano, que decorre até quinta-feira na localidade de Jerez de La Frontera, norte de Cádis, a localidade que acolhe este fim de semana a XXII Cimeira Ibero-americana.

Juan Rosell, presidente da CEOE (Confederação Espanhola de Organizações Empresariais) e o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, inauguraram o encontro, onde participam empresários de duas dezenas de países.

Na agenda empresarial está também o debate sobre o atual contexto económico, nomeadamente a defesa de que as instituições multilaterais monetárias e financeiras «disponham de instrumentos para responder a choques económicos» e para que «as estratégias de crescimento não sejam interrompidas» por causa desses choques.

Fomentar a colaboração público-privada através de «formulas flexíveis» para promover a mobilidade do conhecimento é outro dos objetivos dos empresários reunidos em Jerez de la Frontera.

Pensando no espaço latino-americano, os empresários defendem novos programas de infraestrutura urbana, que promova a inclusão, a competitividade e a sustentabilidade e mostraram-se disponíveis para a criação de um sistema de arbitragem ibero-americano que responda «às necessidades dos investidores financeiros e das empresas».
Continue a ler esta notícia