Al Gore elogia política energética portuguesa - TVI

Al Gore elogia política energética portuguesa

Al- Gore - Foto Lusa

Portugal está a tornar-se líder neste mundo

Relacionados
O antigo vice-presidente dos EUA e Nobel da Paz em 2007, Al Gore, diz que «Portugal é a prova de que é possível ter um compromisso para com as renováveis, junto com a eficiência energética, reflorestamento e biocombustíveis».

O antigo vice da administração norte-americana de Bill Clinton falava no SAP Business Forum 2010 - Sustentabilidade e Transparência Empresarial, no Centro de Congressos do Estoril, onde proferiu uma intervenção sobre estratégia económica na área do ambiente para o século XXI, refere a Lusa.

Numa altura de crise económica e em que milhares de pessoas se confrontam com a supressão dos seus postos de trabalho, Al Gore sublinhou que os benefícios da aposta nas renováveis vão muito além do impacto ambiental.

«Podem gerar-se milhares de empregos e negócios», afirmou, acrescentando que esta é uma possibilidade que pode «sossegar a mente das gerações que vêm a seguir».

O Nobel da Paz acredita que Portugal «está a ajudar a criar soluções» e que se «está a tornar líder neste novo mundo».

O activista ambiental alertou que «estamos já a entrar num período de consequências» das alterações climáticas, dando como exemplo o que se passou no verão passado no Paquistão, com as cheia que provocaram uma catástrofe humanitária, e na Austrália, com períodos de seca a serem seguidos de fogos florestais.

Al Gore defendeu que todos podemos fazer algo no combate às alterações climáticas, e que o mais difícil de mudar é muitas vezes a vontade política, mas acrescentou que nem nesse domínio existem impossíveis. «A vontade política é em si mesma um recurso renovável», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados