PIB: INE deve confirmar queda de 1,5% em 2011 - TVI

PIB: INE deve confirmar queda de 1,5% em 2011

Vítor Gaspar

Estimativa rápida avançada em Fevereiro é ligeiramente menos negativa do que as estimativas do Banco de Portugal e do Governo

Relacionados
O Instituto Nacional de Estatística (INE) deverá confirmar esta sexta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal diminuiu 1,5 por cento em 2011 por comparação com o ano anterior.

Este foi o valor avançado pelo INE numa estimativa rápida em fevereiro - um número em linha com as previsões dos analistas, e ligeiramente menos negativo do que as estimativas do Banco de Portugal e do Governo.

A divulgação das contas nacionais para o último trimestre de 2011 deverá confirmar estes dados, acrescentando pormenores mais detalhados sobre a evolução da economia portuguesa no ano passado.

Os dados provisórios do INE mostravam uma clara tendência de degradação da economia no final de 2011. Em cadeia (ou seja, comparando com o trimestre anterior), o PIB caiu 1,3 por cento no último trimestre de 2011. Em termos homólogos (ou seja, comparando com o mesmo trimestre de 2010), o PIB caiu 2,7 por cento.

Também no mês passado, o Governo reviu a sua projeção para o crescimento económico este ano, passando a prever uma contração de 3,3 por cento, ainda mais forte que os 3 por cento inicialmente esperados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados