Fraude Madoff: fundos começam hoje a ser distribuídos - TVI

Fraude Madoff: fundos começam hoje a ser distribuídos

Dinheiro

Montante inicial é de 312 milhões de dólares, cerca de 236 milhões de euros

Relacionados
O mandatário encarregue de recuperar os fundos para indemnizar as vítimas de fraude de Bernard Madoff anunciou que iniciará a distribuição dos primeiros fundos esta quarta-feira, no montante inicial de 312 milhões de dólares (236 milhões de euros).

«Esta é a primeira devolução de fundos aos defraudados por Madoff», disse o mandatário Irving Picard em comunicado, ao sublinhar que «outros fundos adicionais de quantias significativas, mas ainda não disponíveis, também serão restituídos aos proprietários, assim como futuros fundos que todavia não foram recuperados».

Picard entregará os 236 milhões de euros a antigos titulares de 1.230 contas no Bernard L. Madoff Investment & Securities, que receberão 4,6 por cento do dinheiro investido perdido.

Desde que foi designado há 33 meses, Picard já recuperou ou iniciou os procedimentos para recuperar 8.694 milhões de dólares (6.577 milhões de euros), aproximadamente a metade dos 17.300 milhões de dólares (13.087 milhões de euros) desviados dos mais de mil clientes que apresentaram queixa.

Não obstante, grande parte desses fundos podem não ser entregues às vítimas de fraude por litígios pendentes nos tribunais ou pelos termos de alguns acordos.

Bernard Madoff, 72 anos, foi condenado, em 2009, a 150 anos de prisão por ter arquitectado a maior fraude de sempre, estimada entre 20 a mais de 65 mil milhões de dólares (15,1 a 49,1 mil milhões de euros, ao câmbio de hoje), dependendo se são contabilizados ou não os juros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE