encontro dos ministros das Finanças da zona euro terminou com uma versão oficial de que não se chegou a qualquer acordo e que as próximas tentativas para se chegar a um entendimento prosseguem na próxima segunda-feira
comunicado
explorar as possibilidades de prolongar e concluir, com sucesso, o programa em curso
Eurogrupo não conseguiu chegar a acordo com a Grécia no caminho a seguir. As negociações vão continuar na segunda-feira, dia da próxima reunião do Eurogrupo
Leia o comunicado na íntegra:
Aqui pode ler o comunicado original
Hoje o Eurogrupo avaliou a situação atual na Grécia e o estado do programa de assistência financeira que está a decorrer. O Eurogrupo desenvolveu assim um diálogo intensivo com as novas autoridades gregas.
As autoridades gregas expressaram o seu compromisso quanto a um processo de reformas mais alargado e robusto, com o objetivo de melhorar de forma duradoura as perspetivas de crescimento. Ao mesmo tempo, as autoridades gregas reiteraram o seu compromisso em relação às obrigações financeiras para com todos os seus credores.
Assim, iniciaremos o trabalho técnico para continuar a avaliar os planos de reforma do país. As autoridades gregas aceitaram trabalhar próxima e construtivamente com as instituições para explorar as possibilidades de prolongar e concluir, com sucesso, o programa em curso, levando em consideração os planos do novo governo.
Se o processo for bem sucedido irá fazer o programa ponte para que as autoridades gregas e o Eurogrupo trabalhem em possíveis novos acordos contratuais. Vamos continuar as nossas discussões na próxima reunião de segunda-feira, dia 16 de fevereiro.