Portugal: inflação de 3,4% em janeiro, a terceira maior do euro - TVI

Portugal: inflação de 3,4% em janeiro, a terceira maior do euro

Inflação

Taxa abranda pelo terceiro mês seguido, mas ainda é a terceira maior entre os países do euro

Relacionados
A taxa de inflação anual em Portugal situou-se nos 3,4 por cento em janeiro, menos uma décima por comparação com o registo de dezembro de 2011, indicam dados revelados esta quarta-feira pelo Eurostat. A inflação na Zona Euro também abrandou.

Mesmo assim, o nosso país regista a terceira maior taxa entre os países da moeda única.

De acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), a inflação em Portugal abrandou uma décima entre dezembro e janeiro, queda semelhante à registada na zona euro e nos 27 Estados-membros da UE.

Na zona euro, a taxa de inflação anual fixou-se em janeiro nos 2,6 por cento, ao passo que na UE o valor é três décimas superior.

No caso português, este foi o terceiro mês consecutivo de abrandamento. Depois de uma inflação de quatro por cento em outubro, os meses de novembro, dezembro e janeiro registaram o indicador a descer progressivamente, primeiro para 3,8 por cento, depois para 3,5 por cento e, no primeiro mês de 2012, para 3,4 por cento.

Os valores mais baixos em janeiro deste ano foram registados na Suécia (0,7 por cento), Irlanda (1,3) e Malta (1,5), enquanto que a Hungria (5,6 por cento) e Estónia (4,7) apresentaram as taxas de inflação mais altas.

A taxa anual mede a variação dos preços entre o mês atual e igual período do ano anterior e avalia áreas como transportes, telecomunicações, educação e comércio.
Continue a ler esta notícia

Relacionados