A exportação de vinhos portugueses para a China cresceu 62% nos primeiros cinco meses de 2012, para 3,4 milhões de euros, confirmando aquele país como «um marcado prioritário», disse esta terça-feira à agência Lusa uma técnica do setor.
«A China já é o nosso quinto maior mercado fora da Europa, a seguir a Angola, Estados Unidos, Brasil e Canadá», realçou Filipa Anunciação, gestora da ViniPortugal, no início de uma campanha de promoção por quatro cidades chinesas.
Foi a segunda iniciativa do género realizada este ano e decorreu num hotel do centro de Pequim, com a participação de 50 produtores portugueses e cerca de 300 profissionais chineses.
«Há um crescente interesse por este mercado, que, além de uma grande dimensão, tem uma população que está a ganhar poder de compra e começa a aspirar a outro tipo de produtos», disse Filipa Anunciação.
Segundo indicou aquela técnica, «os vinhos tinto e branco continuam a ser os que têm mais saída, mas há também mais interesse pelos rosés e os espumantes».
Filipa Anunciação salientou, no entanto, que «há ainda muito a fazer para construir a marca vinhos de Portugal na China».
«Chegou a altura de os nossos produtores de vinho terem uma representação permanente em Pequim que faça a promoção da marca Portugal», declarou à agência Lusa o embaixador português na China, José Tadeu Soares.
A campanha da ViniPortugal prossegue na quinta-feira em Xangai, seguindo depois para Cantão e Hong Kong.
Pelas contas daquela associação, que não incluem o Porto e o Madeira, as exportações de vinhos portugueses para a China quase duplicaram em 2011, pelo segundo ano consecutivo, somando 8,23 milhões de euros.
Exportação de vinhos nacionais para a China cresce 62%
- Redação
- 30 out 2012, 10:30
Só nos primeiros cinco meses do ano
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