Grécia quer reestruturação de dívida até 6ª feira - TVI

Grécia quer reestruturação de dívida até 6ª feira

Evangelos Venizelos diz que é essencial para evitar situação de «falência»

Relacionados
A Grécia espera lançar «até 17 de Fevereiro» uma oferta pública aos credores privados para a reestruturação da dívida, para evitar uma situação de «falência», disse este domingo o ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, no Parlamento.

«Até domingo à noite, o Parlamento deve ter adoptado» o novo programa de austeridade ditado pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para que Atenas «possa receber luz verde do Eurogrupo, eventualmente quarta-feira» para o desbloqueio do segundo plano de resgate, de 130 mil milhões de euros, destacou ainda o ministro no início do debate parlamentar.

«Se isso não acontecer não poderemos, até 17 de Fevereiro, lançar oficialmente a operação de troca de títulos» para pagar 100 mil milhões de dívida grega. «E não poderemos proceder a essa troca a tempo até 5 de Março para regular o problema dos reembolsos das obrigações que maturam entre 14 e 20 de Março», num montante total de 14,5 mil milhões de euros, alertou.

«Se isso não acontecer, o país vai entrar em falência. Isso significará um país sem sistema bancário», sintetizou Venizelos, que falava numa voz tensa até ser interrompido pelos apupos da oposição comunista que o acusa que estar a orquestrar «uma catástrofe».
Continue a ler esta notícia

Relacionados