Eslováquia aprova reforço do fundo europeu de resgate - TVI

Eslováquia aprova reforço do fundo europeu de resgate

Euro

Era o único país da Zona Euro que faltava aprovar. Fundo para ajudar países em crise alargado para 440 milhões

Relacionados
O Parlamento eslovaco aprovou esta sexta-feira o alargamento do fundo de resgate europeu. Uma aprovação à segunda para aumentar a capacidade efectiva do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) para 440 milhões de euros.

A Eslováquia era o único dos 17 países da Zona Euro que ainda não tinha aprovado as mudanças ao fundo, depois do chumbo numa primeira votação, que decorreu na terça-feira.

A oposição tinha chumbado a proposta com o objectivo de derrubar o governo de centro-direita da primeira-ministra Iveta Radicova, que havia ligado uma moção de confiança à votação do alargamento do FEEF.

Apesar do Governo ter caído e da proposta ter sido chumbado, pouco depois os partidos já indicavam que iriam realizar uma nova votação com intenção de aprovar este reforço.



Votaram 114 deputados a favor do alargamento do fundo e 30 contra.

O reforço do FEEF, fundo temporário para ajudar países em dificuldades, tinha ficado acordado na cimeira do euro a 21 de Julho.

A expansão da capacidade efectiva do fundo vai permitir que o FEEF compre dívida soberana dos países em crise, ajude na recapitalização dos bancos europeus e ofereça linhas de crédito aos governos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados