Fundo europeu emite dívida com vencimento a um ano - TVI

Fundo europeu emite dívida com vencimento a um ano

Euro (Reuters)

Em alternativa ao leilão planeado a três anos

O fundo de resgate europeu vai lançar em breve uma emissão de obrigações a um ano em alternativa à emissão planeada a três anos, suspensa depois de a Moody`s ter revisto em baixa o rating da França.

O anúncio foi feito pelo diretor financeiro do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), por Christophe Frankel, que, num comunicado citado pela Lusa, explicou que a emissão a um ano permitirá ao fundo «reagir à forte procura dos mercados a curto prazo e oferecer alternativas aos investidores à planeada emissão de dívida com vencimento a três anos».

A semana passada, o FEEF foi obrigado a adiar um leilão previsto de títulos com maturidade a três anos depois de a agência de notação financeira Moody`s ter baixado em um grau a classificação de crédito da França, de Aaa para Aa1, com perspetiva negativa.

As novas emissões do FEEF têm de estar cobertas a 100% por garantias de Estados-membros com uma nota de crédito - de cada uma das agências de classificação de risco - similar ou melhor do que o próprio rating do fundo de resgate.

«Como consequência da decisão da Moody`s acerca da França, a nova emissão de longo prazo do FEEF [que tem rating de triplo A] não satisfaz este critério», indicou Frankel.

Já para as emissões de curto prazo, o FEEF tem nota de crédito máxima para por parte das três agências de rating: Standard&Poor`s, Moody`s e Fitch.

Morgan, Morgan Stanley e Natixis vão ser os bancos responsáveis pela colocação desta operação.
Continue a ler esta notícia