"Boom" do Airbnb: negócio triplicou em Lisboa em dois anos - TVI

"Boom" do Airbnb: negócio triplicou em Lisboa em dois anos

Turismo em Portugal (Lusa)

Presidente da câmara de Lisboa deu uma entrevista à Bloomberg e saudou esta nova dinâmica de turismo, destacando que é "a primeira vez que o turismo está a permitir que muitas pessoas participem" no processo de desenvolvimento da cidade

Lisboa está em contraciclo com alguns países da União Europeia no que toca ao turismo e, nomeadamente, ao negócio das casas que são colocadas na Internet, em plataformas como o Airbnb. Este negócio, em concreto, triplicou desde 2014, de 10 mil para 33 mil casas em janeiro deste ano. Se Barcelona ou Berlim estão a iniciar um caminho de restrições ao alojamento local, na capital portuguesa o autarca Fernando Medina tem outra estratégia, da qual diz orgulhar-se numa entrevista à Bloomberg.

O número de dormidas de turistas estrangeiros na cidade cresceu 21% em março e o presidente da câmara espera que este movimento continue, querendo simplificar, em vez de complicar a vida a quem faz disto negócio. Para além de facilitar procedimentos, há o plano de vender centenas de edifícios públicos que estão vazios em leilões. 

"Esta é a primeira vez que o turismo está a permitir que muitas pessoas participem no processo de desenvolvimento da cidade. Não devemos ter medo desta nova dinâmica, não devemos ter medo do crescimento. Pelo contrário, temos de preparar a cidade para receber ainda mais turistas".

A câmara ganha desde o início do ano com a taxa turística, com a qual o Airbnb já disse concordar, classificando-a mesmo como um "exemplo para o mundo".

Para além disso, ganha com o facto de muitos dos alojamentos terem sido reabilitados, dando também uma nova cara à cidade.

 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE