TAP levanta voo com cortes para poupar 150 milhões - TVI

TAP levanta voo com cortes para poupar 150 milhões

Plano ‘Rise’, ou levantar em português, é, na realidade, um plano para baixar os custos da TAP em 150 milhões de euros. E há lições que as concorrentes ‘low-cost’ podem dar

Fernando Pinto diz que não quer transformar a TAP numa empresa ‘low-cost’, mas garantiu que é preciso olhar para as lições que se podem retirar das companhias de baixo custo. Ao nível dos gastos com pessoal, nas refeições a bordo e na manutenção dos aviões. O plano foi hoje apresentado aos trabalhadores.

O plano ‘Rise’, ou levantar em português, é, na realidade, um plano para baixar os custos da TAP em 150 milhões de euros. E há lições que as concorrentes ‘low-cost’ podem dar.

Não vai ser uma ‘low-cost’ mas vai ser de custos mais baixos. Em pessoal, reduzindo horas extraordinárias dos tripulantes. Em manutenção, usando os recursos que existem para vender serviços de reparação a outras empresas e no catering.

A nível financeiro a TAP carrega um fardo pesado. Tem uma dívida de quase 900 milhões de euros, o que não permite respirar de alívio com as poupanças em combustível.

Quanto ao futuro mais imediato, passa pela renovação dos interiores dos aviões que já existem. E em 2018, a TAP espera vir a comprar 39 aviões novos, para o curto e médio curso, e 14 para o longo curso. Com apostas no mercado interno, nas ligações Lisboa-Porto e Lisboa-Faro. A nível internacional Brasil, Estados Unidos e China vão ser rotas prioritárias.

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