«Paris quer a Grécia na Zona Euro» - TVI

«Paris quer a Grécia na Zona Euro»

Merkel e Hollande

Ministro francês diz que é preciso reorientar «construção europeia» sem virar costas à «responsabilidade orçamental»

Relacionados
O ministro das Finanças francês, Pierre Moscovici, disse esta quinta-feira que Paris pretende que a Grécia continue a integrar a Zona Euro.

«Queremos que a Grécia continue na Zona Euro porque a Grécia é membro da União Europeia e porque a Zona Euro é uma zona unida, que não pode ser desfeita», adiantou ministro, citado pela televisão francesa BFMTV.

Esta foi uma das questões que o Presidente francês, François Hollande, discutiu no encontro de 15 de maio com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim, diz por outro lado a Lusa.

Os dois líderes afirmaram estar de acordo sobre este tema.

Pierre Moscovici reiterou ainda que a França não vai ratificar o Pacto Orçamental Europeu se o documento não contemplar medidas de estímulo ao crescimento da economia, como já prometera François Hollande.

«O que já foi dito muito claramente foi que o tratado não será ratificado, e que deve ser complementado com um capítulo dedicado ao crescimento, com uma estratégia para o crescimento», afirmou.

O ministro defendeu, como Hollande tem defendido, que «é preciso reorientar a construção europeia, mas sem virar costas à responsabilidade orçamental».

«Quero dizer as coisas de forma muito clara: François Hollande afirmou-o sempre, é preciso combater a dívida pública, é preciso reduzir os défices, e assegurar a situação da França. É fundamental. Um país que se endivida é um país que empobrece», acrescentou.

A intenção de renegociar o Pacto Orçamental é um dos pontos de desacordo entre Berlim e o novo Governo francês.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE