Reformas: 120 mil saíram do Estado em cinco anos - TVI

Reformas: 120 mil saíram do Estado em cinco anos

Idosos

Só este ano já se reformaram nove mil funcionários e há dezenas de milhares ainda à espera de luz verde

Relacionados
[Notícia actualizada às 12h20 com mais informações]

Os números falam por si: em apenas cinco anos, 120 mil reformados da Função Pública. Os dados são do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado e mostram que, só este ano, contam-se já 9 mil funcionários públicos aposentados.

Mas este número deverá ultrapassar os 24 mil contabilizados no ano passado. É que há dezenas de milhares de pedidos de reforma ainda à espera da luz verde da Caixa Geral de Aposentações, segundo disse à TSF o presidente do STE.

Bettencourt Picanço revelou que alguns pedidos de reforma aguardam aprovação já há mais de meio ano.

Quem fica, fica sobrecarregado

A grande corrida à reforma está a provocar uma sobrecarga de trabalho em alguns serviços da administração central, facto que já originou várias queixas de pressão.

«Há serviços que estão afectados com a aposentação de trabalhadores e os que se mantêm ao serviço são chamados a desempenhar mais funções, são pressionados para responder a outras necessidades resultantes dessa saída de trabalhadores, num claro assédio», disse também Bettencourt Picanço, desta vez à Lusa.

De acordo com números divulgados pelo Ministério das Finanças a 13 de Abril, o número de trabalhadores na administração central do Estado diminuiu em 16.941 funcionários, entre 1 de Janeiro de 2010 e 31 de Março de 2011, situando-se agora nos 505 mil.

O responsável do STE revelou ainda ter «muitas queixas» de trabalhadores dos serviços de reinserção social que são chamados a desempenhar «cargas de trabalho além do aceitável», tendo mesmo de «levar trabalho para casa, para responder a essas solicitações».

Mas também os serviços da Segurança Social, da Educação e a própria Direcção Geral dos Impostos estão já a deparar-se com dificuldades.
Continue a ler esta notícia

Relacionados