Lisboa está a contrariar, desde a abertura, a queda nas restantes praças da Europa. O PSI20 sobe 0,32% para 4.643 pontos, com os títulos da Jerónimo Martins, NOS, EDP e REN a darem o contrabalanço necessário para que o principal índice nacional não penda já para vermelho.

Destaque entre estes ganhadores para a Jerónimo Martins, pelo peso que tem no índice, a ganhar 0,06% para 14,770 euros e para a REN, que anunciou esta amanhã a compra de mais de 42% do capital numa operadora chilena de gasodutos, a Electrogas por 172 milhões de euros.

A Galp já inverteu e sobe 0,07% para 14,130 euros, após o anúncio de que aprovou o investimento na área de Coral Sul em Moçambique para a construção de uma unidade de liquifação de gás natural que será conectada a seis poços.

Nas perdas os olhos estão postos no BCP que derrapa 0,82% para 1,140 euros. Hoje, os acionistas do banco reúnem em assembleia-geral para votar a subida dos limites de voto por acionista, de 20 para 30%, que é uma condição-chave para a entrada dos chineses da Fosun no capital do maior banco privado português.