Preço dos combustíveis sem saltos bruscos na próxima semana - TVI

Preço dos combustíveis sem saltos bruscos na próxima semana

Combustíveis

Tensão com Irão continua a puxar para cima valor do barril de petróleo

Agosto promete ser um mês quente em matéria de combustíveis, mas, para já, ao nível dos preços tudo tranquilo na próxima semana. Ao que apurou a TVI, o gasóleo deve subir 0,5 cêntimos por litro e a gasolina não sofrerá alterações de preço.

Esta manhã o preço do crude – Brent negociado em Londres e que serve de referência às importações portuguesas - sobe para 63,71 dólares o barril, muito abaixo dos mais de 66 dólares por barril de há duas semanas.

As subidas desta sexta-feira podem contribuir para um aumento da matéria-prima no conjunto da semana, já que as tensões geopolíticas com o Irão permanecem sem solução. A este impasse junta-se um outro relacionado com a relação comercial entre Estados Unidos e China. As negociações entre os dois países foram interrompidas em maio, mas na próxima semana, os dois países voltam a sentar-se à mesma mesa. Os analistas, citados pela Bloomberg, esperam que qualquer resultado positivo da reunião aumente os preços do petróleo - mais comércio, mais produção, mais procura de crude para igual oferta.

Com este cenário como pano de fundo, por que precisamos do preço ouro negro para o cálculo do preço de referência dos nossos combustíveis, onde petróleo e impostos ditam a quase totalidade do valor, se nada sofrer grandes alterações esta sexta-feira, as variações serão fracas.

No início desta semana o Preço Médio de Venda ao Público (PVP) da gasolina simples 95, no Continente, era de 1,525 euros, o valor mais alto em oito semanas.

gasóleo simples, tinha no dia 22 de julho um PVP de 1,350 euros por litro, o mais elevado, também, de sete semanas.

Continue a ler esta notícia