Web Summit: saiba quanto gastaram os visitantes em Lisboa - TVI

Web Summit: saiba quanto gastaram os visitantes em Lisboa

  • AG
  • 8 nov 2019, 17:59
Web Summit 2019

Dados da AHRESP apontam para um gasto de 64,4 milhões de euros durante a realização do evento tecnológico

Os participantes da Web Summit gastaram cerca de 64,4 milhões de euros durante os quatro dias do evento, destacando-se a despesa associada ao alojamento, que representou 125 euros por dia, segundo uma análise da AHRESP divulgada esta sexta-feira.

Foram registados “cerca de 64,4 milhões de euros de gastos dos visitantes nos quatro dias do evento”, apurou a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) no seu estudo sobre a estimativa do impacto da Web Summit ao nível dos gastos dos visitantes, da procura e do impacto nas atividades do alojamento turístico.

No que se refere à acomodação, 62% dos visitantes optaram pelo alojamento local, enquanto 38% escolheram a hotelaria.

Durante a cimeira, a taxa média de ocupação rondou os 89%, destacando-se as zonas do Rossio (40%), Bairro Alto (20%) e Olivais (16%).

Relativamente à edição de 2018, “64% dos empresários perspetivam um aumento do impacto económico do evento” e 82% das empresas estimam um aumento dos preços de venda.

Por sua vez, 74% dos empresários preveem um aumento das receitas face ao ano anterior e 60% das unidades de alojamento “indicaram esperar uma taxa de ocupação semelhante à da edição anterior”.

Para a realização desta análise e ao nível dos gastos dos visitantes, a associação teve como referência o inquérito ao congressista 2019 do Observatório do Turismo de Lisboa, no qual foram inquiridos os participantes de três congressos realizados entre março e junho de 2019.

Já ao nível da procura e impacto na atividade do alojamento turístico, a AHRESP lançou um inquérito junto dos empresários do alojamento turístico entre 25 de outubro e 07 de novembro, no qual se obtiveram 250 respostas válidas.

A Web Summit, que nasceu em 2010 na Irlanda, passou a realizar-se em Lisboa desde 2016, vai manter-se na capital até 2028, depois de, em novembro do ano passado, ter ficado decidida a permanência em Portugal por mais 10 anos, após uma candidatura com sucesso.

A cimeira tecnológica começou na segunda-feira e terminou na quinta-feira.

Continue a ler esta notícia