Índia interessada em desenvolver projetos de energia solar em Portugal - TVI

Índia interessada em desenvolver projetos de energia solar em Portugal

Energia solar (arquivo)

Ministro do Ambiente destaca que «são muito relevantes as oportunidades que se abrem» às empresas portuguesas neste domínio

Portugal e Índia vão cooperar em projetos de energias renováveis, na área das ondas e da geotermia, em território indiano, e em projetos de energia solar em solo português, segundo o ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

O ministro Jorge Moreira da Silva, que presidiu na quinta-feira ao primeiro fórum Portugal-Índia sobre Energias Renováveis, com o seu homólogo indiano, assinalou que «são muito relevantes as oportunidades que se abrem» às empresas portuguesas neste domínio, uma vez que o governo indiano pretende duplicar a capacidade de energias renováveis na rede até 2017.

O ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE) adianta, num comunicado, que «as áreas de interesse para uma cooperação imediata incluem a energia das ondas, com vista ao levantamento do potencial do litoral indiano, um estudo de viabilidade da geotermia na Índia, e um estudo sobre integração inteligente da energia renovável na rede».

Além disso, «a Índia está também interessada em analisar a possibilidade de desenvolver projetos de energia solar em solo português».

Os dois governos pretendem assinar, no próximo trimestre, um memorando de entendimento «que crie os fundamentos para o futuro relacionamento político, económico e técnico», bem como cooperação entre empresas.

No fórum foram apresentados casos de sucesso de sete empresas e entidades científicas portuguesas junto do governo e empresas indianas.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE