Poul Thomsen lidera equipa do FMI em Portugal - TVI

Poul Thomsen lidera equipa do FMI em Portugal

O responsável Poul Thomsen é o mesmo que dirigiu as negociações do fundo com a Grécia e a Islândia

Relacionados
Notícia actualizada no dia 12 de Abril, às 8h30, com mais informações

A equipa do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Portugal será liderada pelo dinamarquês Poul Thomsen, o mesmo responsável que dirigiu as negociações do fundo com a Grécia e a Islândia, confirmou um porta-voz do Fundo.

O nome foi divulgado no mesmo dia em que se soube que técnicos do FMI já estão em Lisboa, a analisar as contas portuguesas, um dia antes do previsto.



«Poul Thomsen vai liderar a missão do FMI e junta-se na próxima semana às equipas da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu para a discussão das políticas a seguir. Cidadão dinamarquês, Thomsen está no Fundo há mais de 20 anos e tem longa experiência na implementação de programas», refere a mesma fonte.

«Recentemente, Thomsen liderou negociações com a Grécia e a Islândia sobre o uso de recursos do FMI, além de que supervisiona o trabalho das equipas a trabalhar na Ucrânia e na Roménia», acrescenta.

A Poul Thomsen, sublinha a mesma fonte, juntar-se-á uma «equipa técnica do FMI perita nos sectores fiscal e financeiro». Esta equipa reúne-se na terça-feira com Thomsen, com os peritos da Comissão Europeia e com os peritos do BCE, para discussões técnicas com o governo português.

Do lado de Bruxelas, a missão técnica da Comissão Europeia é liderada pelo alemão Jürgen Kröger, secundado por Massimo Suardi.

A primeira reunião vai ter lugar esta terça-feira no Ministério das Finanças. A missão técnica das três instituições europeias vai assim iniciar contactos formais com as autoridades portuguesas para a preparação do memorando de entendimento que permitirá a Portugal receber apoio financeiro.

Quem é o senhor FMI em Portugal?

Poul M. Thomsen entrou no FMI em 1982 e é actualmente o director do Departamento Europeu. Descrito pelo Fundo como tendo «um extenso conhecimento dos problemas sociais e económicos enfrentados pelos países anteriormente socialistas do Centro e do Leste da Europa», este economista trabalhou, inicialmente, em países daquela região durante a maior parte da sua carreira no FMI:

Começou por trabalhar na antiga Jugoslávia em 1987, foi o representante residente do Fundo em Belgrado de 1990 a 1991, liderou as missões do FMI à Eslovénia e à República da Macedónia, da antiga Jugoslávia de 1992 a 1996. Foi também o chefe da missão à Roménia, de 1996 a 1998, liderou a Divisão do FMI na Rússia de 1998 a 2000 e foi ainda o representante residente sénior e líder do escritório do FMI em Moscovo de 2001 a 2004.

Na sua actual posição, Poul Thomsen lidera as missões periódicas do Fundo à Polónia e Rússia e dirige e aprova o trabalho de outras equipas de outros países, em particular países que estão a utilizar os recursos financeiros do FMI ao abrigo dos chamados Stand-By Arrangements, incluindo a Islândia, Roménia, Sérvia e Ucrânia. Está também a coordenar o trabalho do Fundo na Grécia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados