Sócrates: «Todas as medidas têm efeito recessivo» - TVI

Sócrates: «Todas as medidas têm efeito recessivo»

sócrates

«Ausência de acção causaria falta de confiança no país e refinanciamento não estaria assegurado», afirma primeiro-ministro

Relacionados
O primeiro-ministro assume: «todas as medidas de execução orçamental têm efeito recessivo, mas estas (anunciadas pelo Executivo) são as que têm menos efeito recessivo».

Impostos: subida entra em vigor em breve e dura até 2011

Sócrates defende subida do IVA: «Coca-cola a 5% é injusto»

«São as medidas necessárias. Portugal e toda a Europa foi obrigada a implementar medidas adicionais», afirmou José Sócrates na conferência de imprensa de conselho de ministros.

«Se não tomássemos estas medidas, a ausência de acção é que tinha efeito recessivo porque afectava a confiança no país e o refinanciamento não estaria assegurado», respondeu aos jornalistas.

Medidas não foram tomadas unilateralmente, sublinha primeiro-ministro

Quanto às críticas de Sócrates não ter cumprido com o que disse, o primeiro-ministro respondeu que as decisões não foram tomadas unilateralmente. «É uma medida de carácter simbólico e é uma negociação. Nunca estive de acordo com medidas que tivessem na sua base motivações simbólicas, mas compreendo a posição de outros e portanto, com o espírito de compromisso, o país não deixa de fazer acordo e cumprir com as metas orçamentais».

Impostos e corte nos salários: na prática, o que muda?
Continue a ler esta notícia

Relacionados