BCE tem "sérias preocupações" sobre dívida grega - TVI

BCE tem "sérias preocupações" sobre dívida grega

Mario Draghi

Presidente do Banco Central Europeu manifestou-se sobre a sustentabilidade da dívida helénica, dizendo que é do interesse do país e de toda a zona euro encontrar uma "solução duradoura" para o problema

O presidente do Banco Central Europeu mostra-se bastante preocupado com a sustentabilidade da dívida da Grécia. Mário Draghi espera que o país e os seus credores encontrem uma solução de longo prazo para o problema.

À luz das conversações entre os participantes no programa de ajustamento grego fica claro que há sérias preocupações quanto à sustentabilidade da dívida pública da Grécia".

Na Comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu, o líder do supervisor da banca europeia considerou que "é do interesse da zona euro e da Grécia encontrar uma solução duradoura que garanta a sustentabilidade da dívida a curto e longo prazo".

Dados do Eurostat relativos a julho indicavam que a Grécia tinha a dívida mais elevada da União Europeia (176,3% do PIB). Portugal tem a terceira maior, a seguir a Itália.

Ainda este mês o ministro das Finanças português defendeu que a UE deve discutir o alívio da dívida grega. É de recordar que Mário Centeno defendeu, durante o debate na generalidade do Orçamento do Estado, que "é necessário que Portugal tenha redução na taxa de juro que paga pelo seu endividamento".

Para isso, primeiro, o Governo deve "honrar as obrigações e essa discussão apenas pode ser tida no plano europeu". Embora depois tenha esclarecido que a reestruturação da dívida não está na agenda do Governo, Centeno dá um empurrão, para já, no caso grego.

Continue a ler esta notícia