«Christine Lagarde insultou os gregos» - TVI

«Christine Lagarde insultou os gregos»

Evangelos Venizelos critica entrevista da diretora-geral do FMI

Relacionados
O líder do partido socialista grego acusou a diretora-geral do FMI de ter «humilhado» o povo da Grécia, que sofre as duras consequências da austeridade.

Em entrevista ao «The Guardian», Christine Lagarde confessou estar mais preocupada com as crianças africanas do que com os gregos, a quem exigiu que comecem a pagar os seus impostos.

«Ninguém pode humilhar assim o povo grego pela crise. E falo especificamente para a senhora Lagarde, que com as suas declarações insultou os gregos», afirmou Evangelos Venizelos, citado pela AFP.

Este sábado, Lagarde viu-se obrigada a esclarecer o que queria dizer: «O FMI apoia a Grécia neste esforço para sair da crise e retomar o caminho do crescimento económico, emprego e estabilidade. Uma parte importante deste esforço é que todos contribuam, especialmente os mais privilegiados, pagando os seus impostos».

O ministro das Finanças do Governo cessante espera que a responsável do FMI «reconsidere» a sua posição.

Também a porta-voz do governo francês criticou a visão «estereotipada e simplista» da diretora-geral do Fundo Monetário Internacional.

«Acho-as um pouco simplistas e estereotipadas. Penso que, neste momento, não temos de dar lições à Grécia», disse Najat Vallaud-Belkacem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados