FMI: dívida grega deve ultrapassar limite em 2020 - TVI

FMI: dívida grega deve ultrapassar limite em 2020

Confrontos na Grécia

Mais do que o tecto de 120%

Relacionados
O Fundo Monetário Internacional estima que a dívida pública da Grécia ultrapasse significativamente o nível imposto pelo organismo em 2020. É o que revela a edição online do «The Wall Street Journal».

Segundo o «Relatório sobre a viabilidade da dívida» do FMI, a dívida grega atingirá os 129% do Produto Interno Bruto (PIB), quando o limite máximo estabelecido é de 120% em 2020, indicou o jornal, citando como fonte «três pessoas» conhecedoras do relatório.

«É ainda mais do que o nível que a maioria dos economistas considera viável, o que torna ainda mais difícil apoiar um país que nunca poderá reembolsar as suas dívidas», cita a Lusa.

Para evitar correr riscos, o FMI tem como política não conceder empréstimos aos países que não tenham condições para fazer face às dívida.

A dívida grega estava estimada pelo FMI em 166% do PIB no final do ano.

Depois de ter previsto que ao longo de 2010 e início de 2011 a Grécia não precisaria de reestruturar a sua dívida, o Fundo apelou a que Atenas chegasse a acordo com os seus credores privados de forma a obter fundos suplementares dos parceiros europeus.

Os parceiros da Grécia no seio da zona euro, incluindo os ministros das Finanças reunidos em Bruxelas, preveem chegar a acordo esta segunda-feira sobre uma solução para evitar que Atenas entre em incumprimento.

A contribuição do FMI para o novo plano de ajuda internacional continua envolvida em alguma incerteza, com os Estados-membros divididos sobre a oportunidade de financiar um país que não consegue fazer face a todos os seus compromissos.

No domingo, os EUA indicaram que apoiam a ideia de um novo empréstimo à Grécia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos