Já se antecipa 3º resgate grego de 50 mil milhões - TVI

Já se antecipa 3º resgate grego de 50 mil milhões

Grécia

Versão preliminar do último relatório da troika diz que não é certo que país regresse aos mercados em 2015. E nesse período necessidades de financiamento são muitas

A Grécia ainda nem recebeu os primeiros euros do segundo pacote de ajuda financeira e já se antecipa a necessidade de um terceiro. E até se fala em valores e datas: 50 mil milhões de euros, em 2015. É o que noticia este domingo o semanário alemão «Der Spiegel», segundo a agência France Presse.

A troika, composta pela União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, terá escrito numa versão preliminar do seu último relatório de que não é certo que a Grécia regresse aos mercados em 2015.

Ora, as necessidades de financiamento externo da Grécia para o período 2015-2020 poderão atingir os 50 mil milhões de euros, refere a mesma revista, que adianta que aquela passagem foi retirada do relatório final a pedido do governo alemão.

De acordo com o Der Spiegel, o BCE deverá acionar a cláusula de ação coletiva (CAC), o que permitirá a Atenas pressionar os credores privados relutantes em participar no «alívio da dívida grega».

Esta cláusula, segundo a lei, pode ser acionada se pelo menos 66% dos bancos participarem na operação, nota a Lusa. Isso levará os credores relutantes a aderir ao programa de troca de dívida, que terá lugar a 12 de março.

Esta operação vai permitir à Grécia excluir 107 dos 200 mil milhões de euros da sua dívida pública e é uma condição para a transferência dos 130 mil milhões de euros do segundo plano de emergência, aprovado na quinta-feira em Bruxelas.

Recorde-se que ainda anteontem a Moody`s atirou o rating de Atenas para o pior nível da escala.
Continue a ler esta notícia