Merkel alerta: «default» grego traria riscos incalculáveis - TVI

Merkel alerta: «default» grego traria riscos incalculáveis

Angela Merkel - EPA/SEBASTIAN KAHNERT

Chanceler apela aos deputados que aprovem participação no segundo pacote de auxílio à Grécia

Relacionados
A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta segunda-feira aos deputados do parlamento alemão para que aprovem o segundo pacote de auxílio à Grécia, afirmando que as oportunidades do programa são superiores aos riscos «incalculáveis» de uma bancarrota grega.

«Os riscos de uma mudança de direção da Grécia são incalculáveis», disse a chanceler num discurso perante os deputados da câmara baixa do parlamento alemão, que esta segunda-feira deverão aprovar a atribuição à Grécia de um segundo resgate, que os ministros das Finanças da Zona Euro aprovaram na passada semana.

Merkel, no entanto, admitiu que a atribuição à Grécia de um segundo resgate não dá garantias de solução definitiva da crise das dívidas soberanas grega e europeia.

«Ninguém pode dar uma garantia de êxito de 100%», afirmou a responsável, falando de um caminho «longo e não isento de perigos» para a estabilização da economia grega.

O parlamento alemão discute agora a aprovação da participação alemã no segundo pacote de resgate, que ascende a 36 mil milhões de euros, num total de financiamento de 130 mil milhões de euros.

A chanceler admitiu que, mesmo com a atribuição do resgate a Atenas, a recuperação europeia não fica garantida, mas considerou que opção contrária seria ainda pior.

«Ninguém pode antecipar as consequências sobre a economia alemã, sobre Itália, sobre Espanha, sobre toda a Zona Euro e sobre o mundo inteiro que causaria a bancarrota da Grécia».

«Eu não me posso lançar à aventura, o meu juramento proíbe-me», acrescentou a governante alemã.
Continue a ler esta notícia

Relacionados