S&P: Portugal tem a maior probabilidade de default do euro - TVI

S&P: Portugal tem a maior probabilidade de default do euro

Portugal

S&P diz que o nosso país tem melhor capacidade de implementar medidas que a Grécia, mas tem perspetivas de crescimento «pobres»

Relacionados
A Standard & Poor's (S&P) afirmou esta segunda-feira que Portugal tem a maior probabilidade de default da Zona Euro, depois de a Grécia ter visto a sua classificação baixar para default seletivo.

Numa entrevista à Reuters, o analista da agência de rating, Moritz Kraemer, diz que «com a Grécia no nível de incumprimento, Portugal tem agora o rating mais baixo da Zona Euro». Por isso, «se existe possibilidade de default, é maior em Portugal do que em qualquer outro país da Zona Euro».

Portugal tem a seu favor o facto de ter maior capacidade de implementar as medidas de austeridade e reformas estruturais acordadas com os parceiros externos no âmbito do programa de ajustamento, mas tem também fatores contra si: «perspetivas de crescimento muito fracas por algum tempo, enquanto se procede à desalavancagem do setor público e do setor privado».

A S&P cortou, na segunda-feira à noite, a nota da Grécia para default seletivo, uma situação que, admite, pode ser breve.
Continue a ler esta notícia

Relacionados