OCDE avisa: crise grega é como o Ébola - TVI

OCDE avisa: crise grega é como o Ébola

Angel Gurría, secretário-geral da OCDE

Europa tem de agir já

Relacionados
A crise grega está a espalhar-se pela Europa como um surto de Ébola, afirmou esta segunda-feira o director-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Angel Gurría, em Paris. Note-se que a Grécia está agora mais perto de chegar a acordo com os investidores privados.

O responsável aproveitou para alertar que a Europa tem de agir já para proteger a estabilidade dos mercados financeiros. «Não é uma questão de perigo de contágio. O contágio já aconteceu», afimou Gurría na conferência da Coface sobre risco.

«Isto é como o Ébola. Quando damos conta, temos de amputar a nossa perna para sobreviver», acrescentou, citado pela Bloomberg.

Gurría lamentou que a Europa não tenha sabido reconhecer o problema grego, quando este surgiu, há dois anos. «Devíamos ter isolado a Grécia e lidado com o problema. Pagámos muito caro a convicção errada de que os países do euro não entrariam em bancarrota».

«Havia um caso óbvio de sobreendividamento. Os mercados perceberam-no há três anos, mas os governos ainda hoje estão com dificuldades em reconhecê-lo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados