Custos de construção de casas novas sobem - TVI

Custos de construção de casas novas sobem

  • ALM com Lusa
  • 8 jan 2020, 12:13
Trabalho

Mão-de-obra está muito mais cara

Os custos de construção de habitação nova subiram 2,4% em novembro de 2019 face ao mesmo período de 2018, com o preço dos materiais a aumentar 0,4% e o custo da mão-de-obra a crescer 5,3%, foi hoje divulgado.

Segundo a estimativa divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação homóloga de 2,4% do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) em novembro foi superior em 0,1 pontos percentuais à registada em outubro.

No mês em análise, o preço dos materiais e o custo da mão-de-obra aumentaram 0,4% e 5,3%, respetivamente, em termos homólogos, o que compara com 0,4% e 5,1%, respetivamente, em outubro.

Em novembro, o custo da mão-de-obra contribuiu com 2,2 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN, enquanto a componente dos materiais contribui com 0,2 pontos percentuais para a variação total do índice.

Em termos mensais, a taxa de variação do índice de custos de construção de habitação nova foi de 1,1% em novembro, com o preço dos materiais a registar uma variação de 0,1% e o custo da mão-de-obra a subir 2,6%.

Segundo o INE, as componentes de mão-de-obra e de materiais contribuíram, respetivamente, com 1,0 pontos percentuais e 0,1 pontos percentuais para a formação da taxa de variação mensal do indicador.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE