Preço das casas sobe para máximos em Portugal - TVI

Preço das casas sobe para máximos em Portugal

Habitação

Em valor, as vendas de alojamentos superaram ligeiramente os 3,6 mil milhões de euros, dos quais 2,8 mil milhões respeitaram a alojamentos existentes

O preço das casas em Portugal teve um aumento homólogo de 7,6% no terceiro trimestre de 2016, correspondendo à taxa mais elevada da série disponível, com os preços das casas existentes a ser superior ao dos alojamentos novos.

"O elevado crescimento observado é explicado, sobretudo, pelo comportamento verificado nos preços dos alojamentos existentes (variações homólogas de 7,9%, 8,5% e 9,1% no primeiro, segundo e terceiro trimestres de 2016, respetivamente)", diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).  

No terceiro trimestre de 2016, o número de transações aumentou 15,8% face ao mesmo período do ano anterior, perfazendo um total de 31.535 transações. Em valor, as vendas de alojamentos superaram ligeiramente os 3,6 mil milhões de euros, dos quais 2,8 mil milhões respeitaram a alojamentos existentes.

O valor dos alojamentos transacionados excedeu ligeiramente os 3,6 mil milhões de euros, no terceiro trimestre traduzindo-se num aumento, em termos homólogos, de 17,6%.

Entre julho e setembro de 2016, a Área Metropolitana de Lisboa, pelo terceiro trimestre consecutivo, superou a barreira das 10.000 transações de alojamentos, situação que aconteceu apenas, na série disponível, para o período entre o terceiro trimestre de 2009 e o terceiro trimestre de 2010.

Continue a ler esta notícia