O Tesco, braço bancário da cadeia de supermercados britânica, suspendeu as transações online, depois de 20.000 contas terem sido alvo de fraude. O presidente da instituição explicou que esta decisão serve para proteger os clientes e desde logo se comprometeu a reembolsar quem foi afetado e perdeu o seu dinheiro.
A fraude ocorreu durante o fim de semana. O banco rapidamente enviou alertas por mensagem de texto para as contas visadas e os clientes também foram reclamando.
Os alvos foram 40.000 contas, metade das quais ficou sem dinheiro. Tudo teve origem em "atividade criminosa online", segundo as palavras do presidente Benny Higgins.
As a precaution we have notified some customers that we have blocked their cards to protect their account - https://t.co/m8zjO6BKgj
— Tesco Bank Help (@tescobankhelp) 6 de novembro de 2016
O anúncio de que hackers conseguiram entrar no sistema levou as ações do Tesco a afundarem 3% para 195,80 libras, no índice FTSE 100, na praça londrina.
Sem referir muitos pormenores, o presidente da entidade bancária adiantou apenas que está com a sua equipa a "trabalhar com as autoridades e os reguladores para combater a fraude".
Prometeu igualmente manter os clientes informados através de atualizações regulares na página do banco, no Twitter e comunicando diretamente com os mesmos.