Fraude em milhares de contas leva banco Tesco a congelar transações - TVI

Fraude em milhares de contas leva banco Tesco a congelar transações

Tesco

Tudo teve origem em "atividade criminosa online", segundo as palavras do presidente do braço bancário da cadeira de supermercados britânica. Instituição promete reembolsar as 20.000 contas afetadas

O Tesco, braço bancário da cadeia de supermercados britânica, suspendeu as transações online, depois de 20.000 contas terem sido alvo de fraude. O presidente da instituição explicou que esta decisão serve para proteger os clientes e desde logo se comprometeu a reembolsar quem foi afetado e perdeu o seu dinheiro.

A fraude ocorreu durante o fim de semana. O banco rapidamente enviou alertas por mensagem de texto para as contas visadas e os clientes também foram reclamando.

Os alvos foram 40.000 contas, metade das quais ficou sem dinheiro. Tudo teve origem em "atividade criminosa online", segundo as palavras do presidente Benny Higgins.

O anúncio de que hackers conseguiram entrar no sistema levou as ações do Tesco a afundarem 3% para 195,80 libras, no índice FTSE 100, na praça londrina. 

Sem referir muitos pormenores, o presidente da entidade bancária adiantou apenas que está com a sua equipa a "trabalhar com as autoridades e os reguladores para combater a fraude".

Prometeu igualmente manter os clientes informados através de atualizações regulares na página do banco, no Twitter e comunicando diretamente com os mesmos.

 

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