Repartições de Finanças passam a estar abertas à hora do almoço - TVI

Repartições de Finanças passam a estar abertas à hora do almoço

Finanças

Até aqui, apenas 22 serviços não fechavam. Agora, todos os 342 vão fazer o mesmo só que, com a reposição das 35 horas de trabalho semanais, para poderem estar abertas nesse período, encerram uma hora mais cedo

As repartições de Finanças vão passar a estar abertas durante a hora de almoço, já a partir desta sexta-feira, dia 1 de julho. Com isso, e para compensar, passam a fechar uma hora mais cedo.

 "O horário de atendimento ao público dos serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira vai ser reformulado, com efeitos práticos já a partir de 1 de julho", anuncia o Ministério das Finanças, em comunicado.

Qual é então o novo horário? 

Todos os serviços de finanças passam a ter as portas abertas ao público, "sem interrupções", entre as 9:00 e as 15:30.

Com a reposição das 35 horas de trabalho também a partir de agora, e com o compromisso do Governo de não aumentar despesa, a solução encontrada foi encerrar, assim, a de encerrar uma hora mais cedo.

Até aqui, de acordo a página oficial da Autoridade Tributária e Aduaneira, o horário de atendimento ao público dos serviços das finanças decorria entre as 09:00 e as 16:30, embora a grande maioria das repartições fechasse portas entre as 12:30 e as 14:00 para almoço.

Isso acontecia apenas em 22 dos serviços, mas agora todos (um total de 342) vão deixar de fechar a meio do dia.

E nas Lojas do Cidadão?

Nas 54 alfândegas, delegações e postos aduaneiros espalhados por todo o país, a mesma coisa. Não há lugar a interrupção no atendimento durante o período de almoço e o horário passa a ser entre as 09:00 e as 17:00.

Quanto às Lojas do Cidadão, tudo se mantém como até aqui. "Os serviços de finanças continuarão a funcionar no horário habitual", diz a tutela. Até ao final do ano, e segundo promessa do Governo, abrem 11 novos espaços destes.
 
O Ministério defende que os novos horários "são uma evidente mais-valia no serviço prestado ao cidadão, promovendo uma maior disponibilidade dos serviços e facilitando assim o cumprimento dos deveres fiscais e aduaneiros".
 
Para além do atendimento presencial, também é possível obter várias informações e, inclusive, documentos, no Portal das Finanças.
 
 

 

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