Espanha aumenta o IVA em 2013 - TVI

Espanha aumenta o IVA em 2013

Mariano Rajoy

Governo espanhol anuncia aumento de 8,3 mil milhões em impostos sobre o consumo no próximo ano

Relacionados
O ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, disse esta sexta-feira que o Governo vai aumentar os impostos sobre o consumo em 8.300 milhões de euros em 2013, deixando assim antever alterações no IVA. O Governo espanhol aprovou ainda um plano de luta contra a fraude laboral. Em matéria de Segurança Social, reforçará a luta contra a exploração no trabalho e evitará irregularidades no que toca a prestações sociais.

Depois de várias semanas em que o Governo insistiu que não tocaria no IVA, de Guindos disse esta sexta-feira, depois da reunião de Conselho de Ministros, que haverá uma redistribuição da carga fiscal.

Estas alterações, explicou, pretendem reduzir a carga tributária sobre o trabalho e aumentar a parte que incide sobre o consumo, num quadro de contenção das contas públicas para que se cumpra o objetivo do défice de 2013 fixado em 3 por cento do PIB, escreve a Lusa.

Guindos explicou que o impacto dos aumentos - que será parcialmente compensado por reduções dos impostos sobre o trabalho - abrange «impostos indiretos», tanto do IVA como de impostos especiais.

«Falamos de imposição indireta, que é a imposição sobre o consumo. Simultaneamente estamos a estudar uma redução da carga sobre o trabalho. É o recomendado pela UE e pelo FMI mas não se pode aplicar em Espanha porque o sistema de negociação coletiva o dificultava», referiu.

Espanha tem atualmente uma taxa máxima de IVA de 18%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE