Reino Unido: aumento do IVA para 20% é medida «dura mas necessária» - TVI

Reino Unido: aumento do IVA para 20% é medida «dura mas necessária»

Euro

Subida é de 17,5% para 20%

Relacionados
O ministro das Finanças britânico defendeu que o aumento do IVA em 2,5 por cento, para 20 por cento, que entra esta terça-feira em vigor, é uma medida «dura mas necessária» para a recuperação económica do Reino Unido.

Em declarações à «BBC», citado pela agência de notícias espanhola EFE, George Osborne rejeitou que o Governo tenha mentido ao aumentar o IVA, uma medida com o objectivo de aumentar as receitas do Estado, que é acompanhada por cortes no investimento público e reduções nas prestações sociais.

«Não menti nem assumi a pasta da Economia com a intenção de aumentar os impostos», afirmou, recordando que o Reino Unido está «a meio de uma crise de dívida soberana na Europa e pelo menos parte do processo de redução do défice das contas públicas tem que resultar do aumento dos impostos e o IVA é uma opção».

Nas declarações ao canal britânico, George Osborne sublinhou que o seu antecessor, o trabalhista Alistair Darling, «chegou exactamente à mesma conclusão ao deixar claro depois das eleições que teria aumentado o IVA se continuasse no cargo».

George Osborne afirmou que a subida, de 17,5 para 20 por cento, «é um passo duro mas necessário para a recuperação económica do Reino Unido», considerando que o novo valor é «razoável», dada a difícil situação económica do país.

Por sua vez, o porta-voz dos Trabalhistas, o principal partido da oposição, Alan Johnson, acusou o Executivo de romper uma promessa ao aumentar o IVA, defendendo que a medida afectará os mais pobres.

O aumento do imposto sobre o valor acrescentado afectará praticamente todos os bens e serviços de consumo, à excepção de roupa de criança, livros, jornais e revistas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados