Reino Unido: «É preciso aumentar IVA em 2,5%» - TVI

Reino Unido: «É preciso aumentar IVA em 2,5%»

Contas

Economistas prevêem agravamento de 17,5% para 20% do imposto. Receita adicional gerada com esta medida seria de 13,4 mil milhões de euros

Relacionados
O Governo britânico já deu os primeiros sinais de que vêm aí tempos de maior contenção ao anunciar o corte de 5% nos salários dos ministros. Mas os economistas contactados pela BBC falam em novas medidas para reduzir o défice: é preciso aumentar o IVA em 2,5%.

Contudo, o agravamento do imposto sobre o consumo não faz parte dos planos nem dos conservadores nem dos democratas liberais, que se uniram para formar Governo. As duas facções estão de acordo quanto à «redução significativamente acelerada do défice», através da «redução da despesa em vez do aumento de impostos», segundo um documento citado pela agência Lusa.

Só que há quem preveja um maior aperto do cinto: a maioria de um grupo de 28 economistas consultados pela BBC antecipa um aumento de 17,5 para 20% do IVA. Com esta medida, poder-se-á gerar uma receita adicional de 11,5 mil milhões de libras (13,4 mil milhões de euros), segundo as estimativas desses economistas.

O Governo britânico já se comprometeu em apresentar um orçamento de urgência nos primeiros 50 dias em funções. Em causa está a urgência de introduzir um corte de 6 mil milhões de libras (7 mil milhões de euros) para equilibrar as contas no corrente ano fiscal, que termina em Abril de 2011.

Este cortes não vão afectar, no entanto, os serviços públicos essenciais, nomeadamente o sistema de saúde, cujo financiamento deverá continuar a subir.

Défice comercial aumentou 68% em Março

A economia britânica não está, porém, nos seus melhores dias. O défice da balança comercial de mercadorias e serviços cresceu 68% em Março, para 3,7 mil milhões de libras (4,3 mil milhões de euros), face a Fevereiro, segundo o Gabinete Nacional de Estatísticas.

E as exportações caíram 0,2 mil milhões de libras, acompanhadas pela queda em 1,4 mil milhões de libras das importações, no mesmo período.

O défice orçamental britânico atingiu um recorde de 163,4 mil milhões de libras (190 mil milhões de euros), no último ano fiscal (2009/2010). Isto corresponde a 11,6%do Produto Interno Bruto (PIB). Já a dívida pública situou-se nos 890 mil milhões de libras (mil milhões de euros), o que equivale a 62% PIB.
Continue a ler esta notícia

Relacionados